Translate this blog (traduza este blog):

terça-feira, 29 de abril de 2008

O Papel do Fisioterapeuta na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba: uma análise a partir da percepção do próprio profissional.

Bom dia.

Estou disponibilizando aqui em meu blog um estudo que acabo de completar como monografia do meu curso de pós graduação em saúde pública. É um estudo destinado a fisioterapeutas com interesse em saúde pública, para gestores de saúde pública e para coordenadores de cursos de fisioterapia, cujo objetivo principal é levar ao conhecimento de todos sobre o trabalho desenvolvido por fisioterapeutas na prefeitura municipal de Curitiba.

Estou disponibilizando aqui no blog o projeto de pesquisa apenas, caso você tenha interesse pelo estudo acesse os seguintes links na web que você poderá então ter acesso ao estudo completo:

http://www.scribd.com/doc/2963968/FisioterapiaSMS-Curitiba
... ou .....
http://docs.google.com/View?docid=dg4djdp3_0fzrdhn38

Cópias e distribuição são livres e peço apenas que façam a devida citação e referência de onde encontrá-lo na web.

Meu contato:

fisio007007@hotmail.com (msn)
george.ft@uol.com.br (email)
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=15555357228183467652 (orkut)

--------------------------------

1. Titulo.

O Papel do Fisioterapeuta na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba: uma análise a partir da percepção do próprio profissional.

2. Justificativa.

Em dezembro de 2001 a Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), através de concurso público, lotou suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com aproximadamente 20 fisioterapeutas, para dar vazão a um serviço até então terceirizado por clínicas conveniadas. Esses profissionais assumiram seus postos de trabalho atendendo a uma demanda reprimida nas UBS, com triagens para encaminhamentos, atendimentos nas UBS, visitas domiciliares (VD) e participação em programas de saúde coletiva.

Passados cinco anos desde então torna-se necessário saber agora como esse profissional está inserido na atenção primária à saúde (APS) na PMC, seus progressos e necessidades de redimensionamentos.

Talvez já tenhamos dados suficientes para fazermos um levantamento estatístico (pesquisa quantitativa), mas a opção foi por um trabalho qualitativo, para saber com o próprio fisioterapeuta sua real condição de atuação.

Um trabalho desse porte envolve a totalidade dos fisioterapeutas atuantes na capital, atualmente 43 profissionais, dando a qualquer interessado, seja pessoa ou instituição, a real noção de como esse serviço evoluiu desde sua implantação e a perspectiva de como ele evoluirá no futuro. Trata-se de uma pesquisa de viabilidade técnica possível, pois a prefeitura possui um órgão (CES) que regulariza toda essa problemática de pesquisas, segundo contatos preliminares já realizados.

Sem dúvida, ficará a idéia de um modelo de atuação da fisioterapia pelas prefeituras no atendimento a atenção primária da saúde, preconizada pelo SUS.

3. Objetivos.

3.1 – Geral.

Avaliar o desempenho profissional do fisioterapeuta, na atenção primária, identificando as competências e as características de atuação, que possam servir de modelo para a instalação do serviço de fisioterapia em outras prefeituras;

3.1 – Específicos.

a) traçar um perfil profissional do fisioterapeuta que trabalha na atenção primária à saúde da Secretaria Municipal de Curitiba (SMS);

b) mapear a conduta profissional na atuação do fisioterapeuta junto à comunidade, identificando erros e acertos, na visão do próprio fisioterapeuta, que possam influir numa melhor qualidade de atendimento da população;

c) levantar as dificuldades enfrentadas pelo profissional na consolidação do serviço de fisioterapia junto à atenção primária.

4. Questionamento fundamental e hipóteses.


Como se trata de uma pesquisa quali-quantitativa, onde a preocupação maior é com a opinião do fisioterapeuta sobre o seu trabalho, não há uma pergunta fundamental. O que existe é uma necessidade de identificar condutas praticadas e, ainda, relacionar essas condutas entre si de modo a criar uma idéia do trabalho como um todo. O direcionamento da pesquisa será organizado e estabelecido durante sua evolução, mas, de certa forma, sendo norteado pelo questionamento: o fisioterapeuta da PMC está sendo aproveitado de uma maneira satisfatória na atenção primária à saúde nos serviços da PMC, segundo sua própria perspectiva?

Sim, ele está sendo bem aproveitado e seu serviço é de real valor (hipótese), pois passados quase cinco anos a prefeitura duplicou o número desses profissionais através de nova contratação, além disso, levantamentos preliminares informais indicam uma diminuição dos encaminhamentos para as clínicas conveniadas (com conseqüente economia financeira para a prefeitura); também, a participação em conselhos de saúde indicam uma maior satisfação por parte da comunidade.


5. Metodologia.


5.1- O tipo de pesquisa será quali-quantitativa pois, além da pequena quantidade de dados informativos colhidos num questionário fechado inicial (quantitativo), será feita também uma entrevista extensa com os sujeitos, no modo estruturado, que será a base do projeto (qualitativo), com técnica de análise de conteúdo durante a anásise dos dados.

5.2- A população envolvida na pesquisa será a totalidade dos fisioterapeutas (ft) lotados nos diversos equipamentos da SMS, quais sejam: 26 ft nos distritos sanitários (DS) da PMC, 3 ft na US Ouvidor Pardinho, 8 ft nas EMEE, 2 ft na SMS e 4 ft sob licença, somando 43 profissionais.

5.3- Será utilizado um formulário de identificação com dados pessoais e informações básicas sobre formação acadêmica para cada fisioterapeuta. Os dados brutos a serem levantados pela pesquisa serão baseados em uma entrevista individual tipo estruturada e bloco de anotações de campo para pequenas informações julgadas relevantes. A entrevista será gravada com o consentimento do entrevistado obrigatoriamente, mesmo as realizadas por telefone e com assinatura prévia do termo de consentimento.

5.4- Será feito um contato inicial com a coordenação da fisioterapia para verificar a possibilidade de horários e os contatos telefônicos/e-mail dos sujeitos da pesquisa. De posse desse material será feito o contato para agendamento de horário e local das entrevistas desse grupo inicial e assim sucessivamente com os grupos restantes. O local das entrevistas será preferencialmente o próprio DS onde trabalham ou, na sua impossibilidade, outro local previamente combinado pelas partes, inclusive, via telefone.

5.5- O roteiro para as entrevistas constará dos seguintes tópicos:

- área de atuação;
- satisfação pessoal;

- satisfação da comunidade (experiência pessoal do próprio profissional)

- apoio da prefeitura;

- autonomia profissional;

- dificuldades em qualquer esfera;

- projetos em vista;

- capacitação profissional;

- inter-profissionalidade.

5.6- O gravador de voz será usado preferencialmente, mas somente com o consentimento do entrevistado.


6. Análise dos Resultados (interpretação dos dados).


O método utilizado para a interpretação dos resultados será análise de conteúdo, onde serão analisados todos os dados transcritos de todas as entrevistas. As entrevistas gravadas serão transformadas em arquivos de áudio digital para que possam ser identificadas, organizadas e indexadas. As anotações em bloco serão digitalizadas e indexadas também para que possam ser confrontados com os respectivos arquivos de áudio, a fim de que se dê coerência ao conjunto de informações da pesquisa.
Feito isso, haverá uma análise criteriosa com o uso do computador para identificar e cruzar os dados e informações, de maneira que se traduzam em uma interpretação confiável dos resultados.

A fim de se conseguir o menor número de vieses e maior credibilidade, será realizada uma ratificação da análise por um outro fisioterapeuta.

7. Discussão e divulgação dos resultados (e resultados esperados).

A discussão do resultado visa identificar, no conjunto de informações da pesquisa, perfis de conduta do profissional, que indiquem com clareza:

a) o que o fisioterapeuta faz na SMS;

b) o que ele espera fazer na SMS;

c) como é o seu relacionamento em todas as esferas (população, outros profissionais e secretaria de saúde);

d) quais são suas dificuldades diárias no desempenho de sua profissão e

e) qual é o seu grau de satisfação.

Espera-se com isso fazer um perfil de atuação profissional do fisioterapeuta que atua na esfera da atenção primária à saúde da SMS da prefeitura de Curitiba. Os resultados obtidos serão apresentados como trabalho de conclusão do curso de Saúde Pública do IBPEX (ligado a FACINTER), podendo, inclusive, ser divulgado em revista da profissão ou banco de dados da internet, sob a forma de artigo.

8. Cronograma (planejamento, execução e divulgação).

Pesquisa do tema: Já feito

Leitura preliminar da literatura: já feito

Comitê de ética:

- obtenção da folha de rosto do SISNEP: 30/04/2007

- entrega do projeto no comitê de ética: 02/05/2007

- reunião do comitê de ética: 31/05/2007

Prefeitura Municipal de Saúde (SMS):

- entrega do projeto da SMS: 07/06/2007

- aprovação da SMS: 30/06/2007

Leitura detalhada da literatura: simultâneo ao comitê de ética (30/04/2007 a 30/06/2007)

Inicio do trabalho de campo: 25/06/2007

ETAPAS SEGUINTES:

DATA DE INICIO:

DURAÇÃO:

Entrevistas

25/06/2007

3 meses

Reunião do material coletado

01/10/2007

1 semana

Análise e discussão do resultado

08/10/2007

1 semana

Redação da pesquisa

15/10/2007

2 semanas

Revisão do trabalho

29/10/2007

5 dias

Entrega ao IBPEX

19/11/2007


Obs.: Os prazos com data correta seguem calendário de entrada do Comitê de Ética do IBPEX e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e poderão ser dilatados na mesma proporção em que forem sofrendo atrasos nas respectivas instituições.

9. Orçamento (recursos a serem utilizados e fonte patrocinadora).

O material necessário à pesquisa consta de material de escritório (lápis, canetas, blocos de anotações), gravador e fitas necessárias para a gravação das entrevistas; gastos com transporte (ônibus ou carro) para a realização das entrevistas; bloco de 500 fl de papel ofício para confecção das fichas de identificação e folhas de consentimentos; e um computador para análise dos dados e confecção dos resultados. Todo esse material implicará em um gasto pessoal do pesquisador, não sendo reembolsado por qualquer pessoa ou instituição.

10. Aspectos éticos e legais.

A pesquisa será suspensa:

1 - por determinação unilateral da PMC sob qualquer justificativa julgada conveniente pela mesma;

2 – por impossibilidade pessoal do pesquisador por circunstâncias excludentes a sua própria vontade, com aviso aos sujeitos da pesquisa;

O termo de consentimento será de acordo com o modelo fornecido pelo IBPEX, com assinatura obtida de forma voluntária previamente à entrevista de cada sujeito da pesquisa. No termo será explicitado ao sujeito como será a pesquisa, a entrevista e como será resguardado seu sigilo e saúde. É facultado a sujeito, concordar ou não com os termos, inclusive, participar ou não da entrevista.

Não haverá riscos para a saúde dos sujeitos, nem entrevistas com sujeitos de grupos vulneráveis, nem uso de medicamentos ou equipamento biológico, sendo assegurado o anonimato de todos os sujeitos bem como a garantia que não haverá detalhamento sobre informações trabalhistas ou que impliquem em qualquer tipo de constrangimento destes para com a SMS.

11. Referências.

1. Protocolo Fisioterapêutico da SMS da prefeitura de Curitiba.
2. Endereço de internet da PMC. http://www.curitiba.pr.gov.br/Secretaria.aspx?o=3
3. Endereço de internet do IBPEX. http://www.ibpex.com.br
4. Endereço de internet do SISNEP. http://portal.saude.gov.br/sisnep
5. Veras MMS. A inserção do fisioterapeuta na Estratégia Saúde da Família de Sobral-CE. Sobral, CE; 2002.


Nenhum comentário: