Translate this blog (traduza este blog):

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O tamanho das nossas ações.

O comentário da Silvia (clip de ... Vítimas da Intolerância) me deixou com uma pulga atrás da orelha. Fiquei realmente pensando: será que qualquer coisa que eu fizer vai modificar alguma coisa? será que eu modifico o mundo? será que eu peso na balança?
O sucesso da evolução de Darwin não é fruto de uma única mutação, mas sim o resultado de uma série dessas pequenas mudanças que no final formam um conjunto biológico apto a sobreviver e reproduzir. Numa sociedade (reunião de indivíduos, com finalidades diversas) talvez tenhamos também esse princípio: as conquistas vão se acumulando, formando sociedades cada vez mais aptas a atingirem seus objetivos. O que precisamos saber é quais são esses objetivos e preparar a sociedade para eles.
Quem inventou a internet? um cientista brilhante em uma universidade de computação? pode até ser...mas ele merece todo o crédito? Antes, foi necessário que alguém inventasse as redes, e antes, o computador, e antes, que alguém inventasse os circuitos eletrônicos, e antes que alguém inventasse a eletricidade, e antes, que descobrissem as propriedades físicas da matéria, e antes que alguém olhasse tudo a sua volta. E se alguém não olhasse a sua volta, provavelmente não descobriria as leis físicas e conseqüentemente, não poderia descobrir a eletricidade nem os componentes que dariam origem a um computador. É, e talvez uma pessoa não olhasse para a natureza a sua volta, mas outra pessoa, em outro momento iria olhar, e se não fosse ele, poderia ser outro, e se não fosse naquele momento, poderia ser a muitos momentos depois, mas alguém iria olhar. Alguém vai olhar mais cedo ou mais tarde: o que quer você faça não vai impedir do destino seguir em frente.
Hitler era um maníaco doido. Poderia ser diferente?
Acho que não! Ele foi fruto de uma época, o totalitarismo. Um cara simples, que ganhou confiança dos seus, fez carreira militar, carreira política e achou que era o melhor e queria o melhor para si. Quem não conhece um exemplo disso hoje em dia? Hoje, quem faz esse papel muito bem são as multinacionais e, eu ainda acho que elas vão dominar o mundo sufocando os governos nacionais. Mas, devido a Hitler, as nações se uniram, e também se separaram em blocos. A eletrônica teve progresso. A aviação cresceu vertiginosamente. Surgiu a fisioterapia ... sim, eu também fui criado nessa época... muitos amputados da guerra! O "cara" fez a diferença!
Se eu ficar sentado todo sábado em frente a TV assistindo "Jornada nas Estrelas" fará diferença se comparado a eu assistir a uma aula de pós-graduação? Qual surtirá mais efeito? Talvez a televisão me abra os olhos para um futuro desejado e eu resolva fazer pós por causa disso. Talvez meu filho, não queira seguir o exemplo do pai e faça tudo diferente e mude algo no futuro. Se eu entrar pela porta esquerda, será diferente de eu entrar pela da direita? talvez sim, talvez uma borboleta deixe de voar por causa disso. São realidades alternativas e eu tenho escolhas. Qualquer escolha que eu fizer implicará em uma realidade alternativa, mas farei eu alguma diferença?



("A medida de um homem é o tamanho de seus sonhos"...alguém já disse isso)

Não sei...mas sei que alguém olhou para o espaço, que alguém sofreu com a queda de uma maça na cabeça, que alguém viu uma "corrente" dentro da célula, que alguém gritou "eureka", que alguém falou: solte a "grande bomba" e que alguém falou: - não troque o canal".
Nero, Gandhi, Getúlio, Hitler, você, eu ...todos formamos uma força no universo, e todos temos alguma participação em alguma coisa. E todos temos algo em comum: já fomos bebês: tchuca, tchuca... que gracinha, tão lindo... o que ele será quando crescer?

Nenhum comentário: