Translate this blog (traduza este blog):

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Perfeição.

(importado de http://georgekieling.zip.net , postado em: 17 de janeiro de 2008)

“Uma visão Darwinista da vida”

Texto retirado do livro:
O Rio Que Saía do Éden (Richard Dawkins, 1995)

"Todos os povos têm lendas épicas sobre seus antepassados tribais, e estas lendas muitas vezes tomam a forma de cultos religiosos. Os povos reverenciam e até veneram seus antepassados com toda a força que podem, pois são seus antepassados reais, e não deuses sobrenaturais, que detêm a chave da compreensão da vida. De todos os organismos que nascem, a maioria morre antes de atingir a maturidade. Da minoria que sobrevive e se reproduz, uma minoria ainda menor terá um descendente vivo daqui a mil anos. Esta diminuta minoria da minoria, esta elite de progenitores, é tudo o que as gerações futuras serão capazes de chamar de ancestrais. Os ancestrais são raros, mas os descendentes são comuns.

Todos os organismos que viveram – todo animal e planta, todas as bactérias e todos os fungos, toda coisa rastejante, (...) – podem olhar para seus ancestrais e afirmar orgulhosamente: nenhum de nossos ancestrais morreu na infância. Todos eles atingiram a idade adulta, e todos sem exceção foram capazes de encontrar pelo menos um parceiro heterossexual e copular com sucesso. Nenhum de nossos antepassados foi morto por um inimigo, ou por um vírus, ou por um passo mal dado na borda de um penhasco, antes de trazer pelo menos um rebento ao mundo. Milhares de contemporâneos de nossos ancestrais falharam em todos estes aspectos, mas nem um único e solitário antepassado nosso falhou em qualquer um deles. Estas afirmações são bastante obvias, ainda assim muita coisa pode ser deduzida a partir delas; muitas coisas curiosas e inesperadas, muitas coisas que explicam e muitas que espantam, (...).

Como os organismos herdam todos os seus genes de seus ancestrais, e não dos contemporâneos mal sucedidos de seus ancestrais, todos os organismos tendem a possuir genes bem sucedidos. Eles têm aquilo que é necessário para tornar-se ancestrais – e isto significa sobreviver e reproduzir-se. Esta é a razão pela qual os organismos tendem a herdar genes com uma propensão para construir uma máquina bem projetada – um corpo que trabalha ativamente como se estivesse se esforçando para tornar-se um antepassado. Esta é a razão por que as aves são tão boas no vôo, os peixes tão bons no nado, os macacos tão bons em trepar em árvores, os vírus tão bons em disseminar-se. Esta é a razão pela qual amamos a vida, amamos o sexo e amamos as crianças. É porque todos nós, sem uma única exceção, herdamos nossos genes de uma linhagem contínua de antepassados bem sucedidos. O mundo transforma-se em um lugar cheio de organismos que têm aquilo que é necessário para tornar-se ancestrais. Isto, em uma frase, é darwinismo."

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que está escrito, mas excluo a humanidade que atravéz da ciência vem postergando a morte e assim passando de geração para geração todos os males físicos, (diabetes,problemas do coração,cancer,etc)e com isso enfraquecendo cada vez mais a genética daqueles que sobreviveram por milhares de anos, para nos legarem o melhor da sobrevivência.

Anônimo disse...

Concordo com você. Este texto é bastante interessante, por que ele nos diz que somos "os melhores dos melhores"- o topo da evolução. Mas realmente, existe esta seleção natural negativa a qual estamos inseridos desde a descoberta da pelicilina e agora, a manipulação genética. Estamos dando a chance de elos fracos da cadeia da evolução, não "sumirem do mapa" mas se perpetuarem através de gerações futuras de pessoas que não são fortes segundo a teoria darwiniana. Acho que tenho isso em outro texto. Obrigado pelo comentário.

George Kieling