Translate this blog (traduza este blog):

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Acupuntura no Brasil

Ser cidadão é saber exercer sua cidadania, cumprindo com suas obriagações perante o Estado e usufriundo de seus direitos. Mas para exercer corretamente nossa cidadania torna-se necessário estar bem informado; e é aí que existem as maiores discrepâncias, pois nem sempre a quantidade é igual a qualidade e então, toda aquela informação que chega até a gente via orkut, twitter, youtube e até mesmo pelos veículos oficiais: tudo vira lixo!! A verdadeira informação que o cidadão precisa não chega realmente até ele e fica perdida no meio de toda essa tecnobaboseira.

O Congresso está votando atualmente um projeto de lei que diz respeito às atividades dos médicos, o tal "ato médico". Essa lei seria sem importância se ela não mexesse com outros profissionais da área de saúde, principalmente o já tão conhecido profissional chamado "acupunturista"; logo, não haverá pressão da sociedade, seja porque ela desconhece o que se passa, seja porque ela tem tantas outras des-informações na sua vida.

Como profissional da área de saúde que sou, sinto-me na obrigação de fazer a minha parte e diante de tanta des-informação, postei hoje pela manhã na lista de discussão "acupunturabrasil" um texto de minha autoria manifestando essa preocupação com a saúde do país.

Segue o texto abaixo, que está livre para reprodução na web:

"O modus operandis de um parlamentar é bem fácil de entender: para se eleger, ele defenderá a causa das massas que o elegem; depois de eleito, ele defenderá a causa dos lobistas de maior peso segundo seu perfil ideológico e que estejam em sintonia com sua conduta ética dentro da casa parlamentar, que até certo ponto é uma coisa normal, já que não ponte atender aos anseios de cada individuo pessoalmente.

Acho que a luta que travamos (profissionais da área de saúde) é uma luta dos lobbies dentro do Congresso Nacional, pois dentro da casa existem muitos parlamentares simpatizantes com o ato médico encorajados com a pressão de seus lobbyers: hospitais, planos de saúdes, médicos, empresas de produtos hospitalares e farmacêuticos; mas, para outros profissionais da saúde, o lobby não é tão grande assim, não existem bancadas, apenas guerreiros individuais.
Seria interessante se voltássemos - nós, que nesse momento carregamos a bandeira da acupuntura, - nossa atenção também para a população, pois em última instância, é ela que realmente elege um parlamentar e é também para ela que ele deveria estar trabalhando, no bem maior e comum: a saúde do povo.
A população precisa estar esclarecida que milhares de acupunturistas trabalham há anos no Brasil: são acupunturistas técnicos, graduados, com cursos no exterior ou no Brasil, que dão aulas, que são alunos, que são proprietários de cursos, que têm tempo suficiente para "sentar e conversar" com o paciente em sua prática diária de acupuntura, ou seja, fazendo o que o médico não faz. A prática interprofissional acaba sendo a melhor para o sistema de saúde, pois permite uma atenção mais generalizada ao individuo como um todo. O atual sistema em que o médico está inserido não permite que ele trate um paciente de acupuntura como qualquer outro profissional trata, ou seja, com mais tempo e mais integralidade.
Os lobbies não deveriam ser eficiente neste aspecto pois está em jogo é a saúde da população, sem contar que o país não pode voltar ao tempo do coronelismo, onde uma casta dominava todo um setor da sociedade; se retrocedermos a tal ponto teremos uma situação onde não haverá mais volta.
E onde isso nos levaria? que outros "atos" mais ainda teríamos para frente? você gostaria de ver portarias ou leis, tais como:
- uma nova proposta de alteração do ato médico no Congresso: a classe médica reivindica o direito de que a prática da coleta de lixo é de responsabilidade do médico, pois somente assim poderia ter um efetivo controle da transmissão de certas doenças; muitos médicos, inclusive, acham que o uso de uma vassoura é exclusividade médica, pois assim controlariam o contágio de doenças transmissíveis pelo chão nos hospitais;

- uma segunda proposta de alteração do ato médico, reivindica, desta vez, o uso exclusivo de canais de transmissão de televisão, pois canais como a Globo e SBT, estão usando sistemas que são exclusivos de médicos - a televisão -, já que esta é usada pelos médicos para video-endoscopia;

- médicos querem novamente alterar a lei do ato médico, mudada uma semana atrás, pois querem incluir agora os dentistas, já que o dente é inserido profundamente na pele, e entrar profundamente na pele é de competência de médico, logo, todos que têm dentes, devem se submeter às decisões médicas.

Ora amigos, chega, não é mesmo?
É preciso esclarecer a população sobre o que é acupuntura, quem realmente trabalha nela e o que faz o acupunturista!

Seria muito interessante que leitores deste blog postassem comentários aqui indicando sites e seus links onde constem relações de deputados que são contra ou a favor de alterações no ato médico, ato este que excluirá milhares de acupunturista experimentados de exercerem esta prática milenar, já devidamente reconhecida pelo Ministério da Saúde como sendo multi-disciplinar, e condenando-os a trabalharem na clandestinidade. Seria uma dura pena para a população perder mais este profissional que ainda dispõe de tempo nas consultas."

Gostaria de saber em quem posso votar com segurança nas próximas eleições: este é meu real intento.

George Kieling

Um comentário:

Tirzah Leite disse...

se os medicos tivessem mesmo de praticar a verdadeira acupuntura, ou seja ,ver o paciente como um TODO, necessitando de tempo para uma observação criteriosa e humana,provavelmente a guerra mercenária pela exclusividade terminaria.