Translate this blog (traduza este blog):

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Filosofia do Lenço de Papel

Gostar de escrever é uma M.... até mesmo esperando a filha na escola, aquela coceira nos dedos nos alcança, e pronto - lá vem as frases. Ainda bem que sempre carrego lenços de papel no carro.

"Outro dia estava foleando as orelhas de dois livros em uma livraria: 'O Laptop de Leonardo' e 'O Mundo é Plano', o pano de fundo pareceu-me o mesmo, qual seja, estão ambos os autores maravilhados de como o avanço rápido da tecnologia mudou o mundo e a forma de nos relacionarmos - mais especificamente, a tecnologia da informação -, e em consequência, a possibilidade de se fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ora, isso tem um preço, pois quanto mais informação ao seu alcançe , menor é a profundidade sobre seu conteúdo; e isto é interessante, pois ainda hoje eu estava assistindo a uma entrevista na Globo News (TV), com duas pessoas que fazem a seleção de candidatos a emprego em uma grande empresa e que falavam exatamente sobre isso - a profundidade do conhecimento... nos jovens candidatos.

O jovem, ao chegar numa empresa, para a entrevista de emprego, não tem a base para uma conversa um pouco mais profunda e embora haja pouca vaga para muitos candidatos - às vezes, até numa relação de 200 x 1 -, estas vagas acabam sobrando. O jovem não tem "profundidade" na hora da entrevista.

Ora, o jovem é fruto da sociedade, esta mesma sociedade que nos banaliza, nos empurra celulares que nem bananas na feira, modas que estão sempre indo e vindo, zilhões de livros de auto-ajuda e de como vencer na vida ou ser feliz. Resta-nos perguntar: - se as empresas tornam as pessoas (e os jovens) superficiais, devem elas cobrar profundidade de pensamento na hora do emprego?
Talvez devêssemos dar uma chance a este jovem, pois ele trás também novidades para a empresa, tal como um pensamento mais leve, mais rápido, mais agressivo, mais maleável. E ele, com o tempo, vai acabar aprofundando e embasamento melhor seus pensamentos, muito embora isso venha ocorrendo cada vez mais tarde.
Mas a preocupação também é grande, pois este "cada vez mais tarde" nos põe um pouco de medo, pois cada vez mais que retardamos os embasamentos do nosso pensamento, tanto mais velhos tornamos então aquele "um pouco mais sábios", inclusive com a possibilidade de criarmos gerações inteiras de idiotas, com muito dinheiro no bolso, celulares e carros da moda e nenhuma idéia na cabeça - é a sociedade de consumo rápido, das idéias aparentes.
Veja o caso que está acontencendo agora, nas escolas: uma fitinha no pulso indica se você quer agarrar, beijar ou fazer sexo; ora, nem existe mais aquela questão da sedução, da conquista, do romance - basta usar uma fita: rápido, eficiente e ... descartável; por que será também que não me impressionei quando soube que o país que mais está usando o Twitter no mundo é o Brasil - é muita banalidade que se pode escrever dentro de apenas duas linhas.

Mas voltando à questão dos dois livros citado no início, acho que o motivo de ficar perplexo não seria para o caso de podermos ter acesso a tudo; acho que essa maneira de pensar também é muito superficial e "focal" dentro do nosso tempo, pois estamos desconsiderando a história do Homem como civilização e assim fazendo, só estamos vendo o "agora". Talvez eu seja um pouco mais pessimista, pois vejo que ao mesmo tempo que abandonamos Deus usando a justificativa da Razão, ...

- O quê? ... você ainda acredita em Deus? e mesmo assim faz tudo diferente do que manda a bíblia? ... e também afirma que o Homem veio do macaco? e não acredita na maioria das teses bíblicas, mas ainda crê em "algo superior"?
Caro amigo, você é um hipócrita! -

... acabamos também substituindo-o pelo milagre da tecnologia e ... sim, milagre, pois os instrumentos estão tão pequenos, velozes e melhorados, que estamos já achando que só pode ser um milagre quando conseguimos acessar a internet em qualquer velocidade, de qualquer lugar, sem fio e com aparelhos que daqui a pouco estarão dentro de um anel. E já não mais compreendemos como tudo isso funciona.
Na verdade, a tecnologia está nos emburrecendo, estamos voltando à idade das trevas novamente, e desta vez, maravilhados pela completa ignorância na qual submergimos, pois deixamos Deus de lado e agora acreditamos piamente em qualquer coisa, contando que seja fruto da tecnologia...

- Palavra do Youtube.
- Graças ao Google!

Meus amigos, quando emburrecemos, nossos Donos mostram a cara e então, o ciclo se repete novamente.

George Orwell é que estava certo.

Nenhum comentário: