Translate this blog (traduza este blog):

sábado, 2 de março de 2013

"História" ... para quê ?

Vamos fazer um simples exercício mental sobre a importância do Passado e da História.

Todos nós já ouvimos falar que estudar História é importante, pois assim aprendemos com os erros passados o que não devemos fazer no futuro, não é mesmo? mas a pergunta que sempre me faço é se isso realmente funciona? estamos corrigindo nossos erros? ou estamos constantemente reinventando novos métodos de errar novamente?

Vejamos um simples exemplo como o da Escravidão Humana.

Já existia à época das construções das pirâmides; existiu na Roma Antiga; foi de suma importância na expropriação das riquezas minerais das Américas à época das Grandes Navegações e dos Descobrimentos, e aqui - muito bem documentado - fica claro, que a tráfico negreiro foi acabando, não porque fomos nos tornando mais humanos e sensíveis, mas porque a industria mercantilista e manufatureira que surgia necessitava de mercado consumidor para os seus produtos.
Acabaram-se os escravos? claro que não! A indústria manufatureira, cada vez mais agressiva, agora se hospeda em um país que lhe estabelece garantias de lucros infindáveis, e suas sucursais multinacionais usurpam da riqueza e da mão de obra baratíssima em qualquer local do globo que lhe seja favorável; os povos e países pobres continuam sendo explorados em seus recursos naturais e em sua mão de obra extremamente barata, que beira à escravidão. Grandes empresas, com ar de respeitabilidade, continuam usando deste artíficio em outros países, que não a sua sede: a escravidão. Temos escravidão de mulheres para atuarem em prostíbulos, temos escravidão de crianças para pedofilia, temos escravidão de crianças e velhos para atuarem na em empresas de fundo de quintal, que fornecem serviço tercerizados para "empresas respeitáveis", temos as classes operárias subjugadas, que é a nova forma de escravidão moderna, e a lista não para de crescer.

Aprendemos alguma coisa com a História? NÃO.

As coisas acontecem do jeito que precisam acontecer e tudo o que importa é o AGORA.

As grandes corporações não estão nem aí para o passado, nem tão pouco a classe política, que apenas usam o passado para fazerem suas citações imponentes. 
George Orwell (pseudônimo), em seu livro, "1984", faz uma bela analogia com o que podemos fazer da história. Ele descreve ali uma possível sociedade, num possível futuro da Terra, onde o povo é manipulado em suas opiniões por um partido político. Um dos mecanismos desta manipulação é distorcer a história, pois todo o fato ocorrido no presente ou passado passa pelo crivo de uma máquina administrativa; se o fato é desfavorável aos interesses do grupo no poder, este fato é transformado em uma nova versão "agradável" antes de cair na distribuição pela mídia. Acontece que mesmo a mentira que se espalha e se repete inúmeras vezes, acaba por se tornar uma verdade quase que incontestável.

Ora, se trouxermos esta analogia para nosso mundo atual, veremos que algo parecido ocorre com a indústria de Hollywood. Cada vez vemos mais filmes, reportagens, documentários, todos saindo de um único ponto de vista, e falando sobre guerras, atentados, terrorismo, enfim..."história", em uma única versão dos fatos, e isso acaba sendo uma verdade. Hoje, eu, brasileiro, conheço mais sobre as figuras políticas dos Estados Unidos, do que as do Brasil; sei quem é Lincoln, JFK, Nixon, Truman, mas não sei quem é Getúlio, Jucelino, Rio Branco.

Amigos, a História está sendo mudada.
E isto importa? sim, se levarmos em conta o poder de uma nação, e de como ela manipula a informação para levar seus intentos adiante.

Mas o que aconteceu na história, realmente pode ter ficado para trás e em nada ter ajudado a construir o que somos hoje. O que somos hoje pode não ter nada a ver com o que fomos ontem. Quando eu nasci eu era uma pessoa, na minha adolescência eu fui outra pessoa, e de lá para cá, com agregações que fiz em meu intelecto e consciência, tornei-me novamente outra pessoa. Se não houvesse um quadro na minha parede me mostrando como eu era na infância, eu poderia até dizer que estou existindo a partir de hoje, e um fato assim é muito bem postulado por Julian Baggini (O Porco Filósofo) em seu 43º conto (Choque do Futuro) "http://books.google.com.br/books?id=h2PcKZmLxswC&pg=PA134&lpg=PA134&hl=pt-BR"

Se eu começar a pensar cientificamente, posso até tentar postular alguma coisa no sentido de que não existe nada atrás de mim, nem nada a minha frente, tudo o que existe é o agora. O fato de eu não aprender com meus erros passados pode implicar no fato simples de que passado, presente e futuro é fruto de uma única realidade, que existe apenas dentro da minha mente. Se sonho, por exemplo, este sonho fica guardado em engramas de memória em meu cérebro; e se algo acontece "realmente" comigo hoje, isto também fica guardado em engramas de memória no meu cérebro; e ambos os engramas me permitem recuperar a informação no dia seguinte. Sabe qual a diferença entre o engrama de memória de um fato real e a de um sonho? nenhuma diferença! são absolutamente iguais: fruto da nossa mente. Sabe quanto tempo "real" pode durar uma aventura completa e repleta de ação em meus sonhos? talvez 2 ou 3 minuntos... dependendo do tão casado eu esteja no momento. O cérebro não carrega essa noção de tempo, nem tão pouco a noção de presente, passado ou futuro, que é fruto apenas de nosso inconsciente coletivo, que é extremamente material, e precisa destas referências.

Até mesmo pesquisadores sérios da ciência têm se preocupado com o aspecto do tempo.

Hoje, sabe-se que nada pode se aproximar à velocidade da luz, porque a quantidade de energia teria que ser infinita para conseguir esta façanha; mas a teoria permite especular que existam partículas que vivem num mundo de hipervelocidade, superior a da luz, isto explicaria algumas experiências que já podem ser feitas hoje em dia com "spin" (uma das caracteristicas de particulas elementares, a rotação): se você girar uma partícula num sentido, no planeta Terra, o seu par complentar irá girar analogamente na direção contrária, não interessando o quão distante do planeta Terra essa particula esteja: é instantâneo, no mesmo tempo; isto implica em dizer, que esta particula não tem passado, pois neste mundo de altas velocidades, tudo ocorre no mesmo tempo: passado, presente e futuro. Há experimentos científicos, inclusive, que dizem que uma partícula, já prevê seu comportamento futuro, e toma uma decisão anterior, sobre qual ação seguir (testado dentro de ciclotrons), isto, claro, dá muitas expeculações, incluvisve aquelas que dizem respeito à cura quântica, que diz que a minha "intenção" é fundamental no processo de cura terapêutica: o que eu pensar agora, influi no que vai ocorrer depois.

"A MINHA REALIDADE FUTURA É CONSTRUIDA A PARTIR DO MEU QUERER PRESENTE".

Esqueça tudo o que eu escrevi acima, pois isso agora já é passado.

Nenhum comentário: